Disco adicionado ao cluster Sql após a instalação

Por padrão o Sql Server não reconhece um disco adicionado ao cluster após a instalação do cluster, por default ele irá reconhecer apenas aqueles discos que foram informados como discos pertencentes ao cluster no ato da instalação do Sql Server.

Aí você adiciona um novo disco ao cluster:untitled

e até atribuí este disco como pertencente a Role do Sql Serveruntitled1

Mas ainda assim, o disco não fica disponível para ser utilizado no Sql Server. Abrindo as propriedades da instancia para alterar o disco de dados padrão, percebe-se que a unidade D: ainda não está visível no SQL SERVER, embora esteja visível para o S.O.

untitled2

Para torna-lo visível e disponível ao Sql Server, é necessário localizar o serviço do Sql Server, e incluir o novo disco como dependência. Agora observe que se eu adicionar o novo disco como dependência da minha role, o diagrama de dependência irá me mostrar que tem algo errado e o meu disco ainda não irá para o sql server.

untitleduntitled4

untitled3 untitled5

Observe no gráfico de dependências, que o novo disco de dados ainda está fora da hierarquia de dependências do Sql Server

para resolver este problema basta adicionar os discos dependentes do sql server não a Role mas ao serviço do Sql Server untitled6

Incluindo todos os discos como dependências do serviço do Sql Server, pronto, sem paradas e sem indisponibilidade o novo disco já estará disponível para o Sql Server.

 

Deixe um comentário

Translate »