Database em recovery pending mode

Se o seu banco foi atachado ou recuperado de maneira parcial, e no instante da reinicialização está faltando algum data file  e por esta razão o banco não inicializa e fica sempre em recovery pending mode. Observei que isso ocorreu comigo em um cenário de restore parcial, de um banco que contem mais 100 filegroups, na hora do restore o banco ficou on-line sem problemas. Porém como ele foi restaurado parcialmente, isso é, faltam um ou mais filegroups em relação ao banco original. Sempre que a instância sofrer uma reinicialização, o banco não ficará on-line, ficará inacessível com o status “recovery pending”. Aí você pode pensar que é o fim da linha, e terá que realizar todo o processo de restore parcial desde o inicio. Só que não. não entre em desespero.

Para este cenário, fazendo os passos seguintes você poderá deixar o banco on-line com os filegroups que você possui, ainda que parcialmente, sem a necessidade de esperar um  processo de restore demorado.

Primeiro esteja atendo e identifique todos os datafiles que estão com o status recovery pending, observando os registros da tabela sys.master_files.

select * from master_files
where
database_id = db_id("nome_do_banco");

Antes de atachar, esteja seguro que o usuário que está executando o script tenham permissão nos diretórios dos datafiles, além é claro do user da instancia no configuration manager.

Basta seguir os passos:


  1. Coloque o banco em modo off-line
  2. Detach o banco
  3. e gere um novo script de attachar referenciando apenas os datafiles que você possuí e que estejam íntegros e pronto.

Um ponto de atenção é que o script wizard do management studio para atachar um banco com filegroups com filestream, em algumas situações é bugado, então você pode se basear no modelo do script abaixo e executar manualmente. No caso, você terá que indicar todos os datafiles individualmente, em caso de filestream terá que apontar o diretório do filestream. Desta maneira você montando e guardando este script em mãos, você poderá manter um banco parcialmente restaurado com o status on-line, sem medo de ser feliz. E isso pode acreditar, é um recurso muito útil quando se tem pouco recurso de storage.

USE [master]
GO
CREATE DATABASE [teste] ON 
( FILENAME = N'F:\data\testePrimary.MDF' ),
( FILENAME = N'F:\data\teste1.NDF' ),
( FILENAME = N'F:\data\teste02.NDF' ),
( FILENAME = N'F:\data\teste03.NDF' ),
( FILENAME = N'F:\data\teste04.NDF' ),
( FILENAME = N'F:\data\teste05.NDF' ),
( FILENAME = N'C:\data\teste06.NDF' )
 FOR ATTACH
GO

 

Deixe um comentário

Translate »