Crie o seu próprio servidorweb com dominio .com.br

Antigamente a registro.br, exigia que pare se registrar um site você deveria obrigatoriamente informar dois servidores dns, um primário e outro secundário. No Brasil convencionou-se chama-los de ns1 e ns2.

Isto obrigava a todas as empresas com domínios .com.br possuírem servidores dns ou contratarem servidores de terceiros para hospedarem seus sites e sistemas baseados em web.

Isso obrigava as empresas a possuírem profissionais extremamente qualificados, visto que os conceitos que envolvem um Servidor DNS são razoavelmente complexo para leigos, dos quais envolvem o entendimento  de Zona, Host, CNAME…

Atualmente  com a sofisticação dos softwares de gestão de domínios, isso não é mais necessário.

Agora você pode transformar sua própria máquina no seu servidor web de forma muito simples, desta maneira você não precisará mais se preocupar com as limitações de espaço e trafego do seu plano. Um excelente plano empresarial hoje é vendido por 200 reais aproximadamente nos melhores servidores, e ainda assim você não é 100%  customizável, ou seja você não poderá instalar nele o recurso que desejar, o que apresento neste artigo pode fazer sua empresa reduzir significativamente custos operacionais. Além de permitir maior flexibilidade em disponibilização de serviços web. Para os entendidos, você pode ter o seu próprio servidor de relatórios inet-Crystal Clear ou Jasper, dificilmente os servidores web vem com estes recursos  ou mesmo permitem sua instalação.

Tudo isso graças ao servidor DNS disponibilizado pela próprio Registro.br.

Desta maneira, ficou tão simples e fácil o processo que agora você não precisa ter nenhum entendimento de DNS, para montar o seu próprio Servidor Web e ainda não testei mas você também pode ter o seu próprio servidor de e-mail.

Com este artigo, vou demonstrar como é possível você instalar um servidor web localmente no seu pc ou notebook, e em menos de 10 minutos registrar um domínio e aponta-lo para o seu notebook:

A parte mais fácil, instale um servidor web…

Se você está no windows e vai trabalhar com PHP, eu recomendo o wampserver, caso for trabalhar com .NET instale o IIS (Adiconar/remover Programas Componentes do Windows, no windows 2008 server  se não me falha a memória agora é Gerenciador de Serviço adiconar Função).

O wampserve é junção de três softwares pré-configurados são eles:

Apache (Melhor servidor web em minha opnião para ser trabalhar com PHP)

Mysql (Melhor banco de Dados para Web)

PHP

Se sua instalação funcionou corretamente para testar o seu servidor local, no seu navegador acesse o endereço:

http://127.1.1.1 ou http://localhost

Até aqui o seu site já estaria acessível apenas no seu pc local ou rede doméstica dependendo das suas configurações de firewall do windows e também das configurações do seu modem/roteador.

Para tornar o site público na web, você acessar o ip do seu roteador e efetuar o redirecionamento da porta 80 para o seu pc, alguns provedores de internet (como a vivo a um tempo atrás bloqueava a porta 80), se este for o seu caso você deverá usar uma outra porta, no meu caso estou usando a NET, e não tenho do que me queixar. Desta maneira de qualquer lugar do mundo poderão acessar o seu site digitando um conjunto de números. Se tiverem dúvidas neste redirecionamento é só escreverem para mim clicando sobre o icone e-mail no cabeçalho do meu blog, que posso ajudar. Esta configuração é diferente para cada tipo de roteador.

Mas você quer publica-lo na internet com um nome apresentável, para isso, você precisa registrar um domínio, no brasil a entidade responsável por gerenciar estes domínios é registro.br. Ali você pode pesquisar os domínios disponíveis, e registra-lo. Eu te garanto que se você seguir corretamente os passos que eu lhe fornecer o seu site estará on-line para o mundo antes mesmo de você pagar o registro do seu domínio.

No Registro.br Procure o domínio que se deseja registrar, e clique na opção registrar

No exemplo pesquisei o domínio pascoacuiaba.com.br, se o seu domínio estiver disponível aparecerá uma mensagem semelhante a abaixo

Clique no link para registrar preencha as informações, atualmente para registros .com.br não é mais obrigatório você ser Pessoa Jurídica, portanto você pode preencher suas informações pessoais.

O grande lance está nesta tela:

Aqui você deve marcar o a caixa de  seleção “Utilizar os servidores DNS do Registro.br.

Registre.

Na sua tela principal este registro aparecer na sua lista de tickets ativos, semelhante a imagem:

 

Feito isso, você deverá aguardar de 1 a 15 minutos ( o que é fantástico! os primeiros sites que fiz a 10 anos atras dependendo da região .com USA ou .com.br as vezes demorava mais de 24 horas para deixar de ser ticket mesmo informando os apontamentos de DNS), então a esta altura de uma pausa, tome um café, vá ler um artigo em outro blog ou uma notícias, até que sua solicitação de domínio deixe de ser um Ticket e vá para sua relação de domínios.

Quando isso ocorrer você terá algo semelhante a imagem:

Agora é só clicar no botão Salvar & Editar DNS.

e no campo Endereço do site informe o endereço IP (IP externo portanto nada da sequência 192.168.1.1 ou 10.0.0.1), se tudo correu bem até aqui, agora é só aguardar por mais 3 minutos e preparar uma sala climatizada para o seu servidor ficar ligado 24 horas por dia.

Abraços, espero ter acrescentado uma informação útil a comunidade de desenvolvedores web.

Se esta informação foi útil para você clique sobre os ícones de redes sociais abaixo deste artigo para compartilhar a informação.

[spider_facebook id=”1″]

 

2 comentários sobre “Crie o seu próprio servidorweb com dominio .com.br

Deixe um comentário

Translate »